Agosto 2021
 
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Com estoques baixos, emplacamentos de veículos caem

Os emplacamentos de veículos automotores, considerando todos os segmentos automotivos, encerraram o mês de julho próximo da estabilidade, na comparação com junho (baixa de 0,02%). Mas o dado que mais chamou a atenção, no levantamento realizado pela FENABRAVE, foi a queda de 7,3% no volume de automóveis emplacados, segmento que, conforme ranking histórico, registrou o pior mês de julho desde 2005. A explicação para o desempenho é a escassez de produtos nas concessionárias, por conta das dificuldades que a indústria enfrenta para a obtenção de peças e componentes.

Apesar da retração nos licenciamentos de automóveis, os segmentos de caminhões, implementos rodoviários, motos e comerciais leves tiveram resultados positivos em julho. Com isso, o setor, como um todo, registrou alta de 10,9% em julho deste ano, sobre julho de 2020, e aumento de 33,74% no acumulado dos 7 primeiros meses de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

“O número de emplacamentos, até agora, mostra que o setor, no geral, mantém sua trajetória de recuperação, com um volume total próximo ao que registramos nos últimos anos, antes da pandemia. E se a produção estivesse normalizada, principalmente, para o segmento de automóveis, poderíamos ter um crescimento ainda maior do que o previsto para este ano”, afirma Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE.

Usados quebram recorde

Os baixos estoques têm levado muitos consumidores a efetuar suas trocas de veículos no mercado de usados. Prova disso é que, em julho, as transações tiveram alta de 6,55% sobre junho, totalizando 1.425.219 unidades. O acumulado no ano, por sua vez, atingiu, aproximadamente, 8,8 milhões de unidades – crescimento de 55,78% sobre o mesmo período de 2020. Em relação a julho de 2020, a alta foi de 25,04%. Este é o melhor mês de julho e o melhor resultado nas transações de usados nos 7 primeiros meses do ano, desde o início da série histórica da FENABRAVE, em 2003.

Destaque, também, para o segmento de caminhões, que acumula alta de 58% no acumulado de janeiro a julho sobre o mesmo período de 2020. “Muitos modelos de caminhões novos estão com entregas previstas apenas para janeiro de 2022. Também é o melhor resultado da série histórica, desde 2003, na venda de caminhões usados”, analisa o Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior.

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Clique nas tabelas para para ampliar.

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ACADEMIA EDUCACIONAL

 

Em agosto, cursos na Universidade Web FENABRAVE abordam vendas e peças

Como parte da ACADEMIA EDUCACIONAL FENABRAVE, a UWF – Universidade Web disponibilizou, aos seus assinantes, dois novos cursos no mês de agosto.

Em “Prospecção e Atração – Os diferenciais de um vendedor de sucesso”, Cássio Ferraz apresenta técnicas eficientes para aproximar-se do consumidor, cada vez mais independente, auxiliando o profissional de vendas a atuar de forma diferenciada em um mercado
extremamente competitivo.

No curso “Alta performance em gestão de peças”, Daniel Pavanelli busca capacitar os interessados a gerenciar a venda de peças, de maneira otimizada, e a realizar ações de rentabilização do estoque.

FOCONLINE chega ao 4º Ciclo

Em agosto, o FOCONLINE 2021 chega ao seu quarto ciclo. No dia 12, Millena Machado recebeu Marilda Andrade e Rogério Chelucci para debater “Pensamento Crítico e Habilidade para a Solução de Problemas Complexos”. Já o Ciclo 4, que acontece dia 26, tem, como tema, “Resiliência e Flexibilidade – Moldando o futuro profissional”.

Ainda dá tempo de fazer a inscrição GRATUITA! Acesse a plataforma do evento e participe: (https://foconline2021.yazo.com.br/home/broadcast-rooms)

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SERVIÇO

Central de Atendimento:
Tel.: (11) 5582-0045

E-mail: universidade@fenabrave.org.br

www.universidadefenabrave.com.br

 
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FENABRAVE participa de live sobre o RENAVE-ES

No dia 5 de agosto, a FENABRAVE, em parceria com a ACREFI – Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento; ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios; FENAUTO – Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores; ABEL – Associação Brasileira das Empresas de Leasing e ARIVES – Associação dos Revendedores de Veículos do Espírito Santo, realizou e participou da live “O RENAVE e seus benefícios para o mercado de veículos do Espírito Santo”. O evento foi moderado por Elis Mauricio Siqueira, Conselheiro da FENAUTO, com apoio de Cleber Martins, Consultor da ACREFI.

Acompanhe, abaixo, a programação e seus participantes:

ABERTURA

  • Marcelo Franciulli, Diretor Executivo da FENABRAVE

  • Luciano Piana, Diretor do SINCODIV-ES

  • Ilídio Gonçalves dos Santos, Presidente da FENAUTO

 

APRESENTAÇÃO DO RENAVE

  • Sr. Eduardo Sanchez – DENATRAN

  • Sra. Aline Cappele de Castro – SERPRO

  • Sr. Cleber Bongestab – DETRAN-ES

 

APRESENTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PRÁTICA

  • Grupo Piana – Sr. Giovanni Lamborghini

  • Flex-Car – Sra. Luciana de Albuquerque Rosa Silva Oliveira

 

COLOCAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

  • Luis Eduardo da Costa Carvalho, Presidente da ACREFI

  • Paulo Roberto Rossi, Presidente da ABAC

  • Osmar Roncolato Pinho, Presidente da ABEL

 

Entre os destaques, Eduardo Sanchez, diretor do DENATRAN, afirmou que o órgão já estuda a implementação do RENAVE – Registro Nacional de Veículos em Estoque para veículos novos, o que ajudaria a reduzir a clonagem de modelos zero quilômetro no Brasil.

Atualmente, o sistema já está em operação em Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo. Já os estados de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Minas Gerais estão em fase de implantação e homologação. As demais unidades federativas estão em tratativas com o DENATRAN.

Status de São Paulo

A FENABRAVE tem mantido contato com o Governo de São Paulo e o DETRAN-SP sobre a implantação do RENAVE no estado, o que deve ocorrer ainda em 2021. As lideranças serão comunicadas sobre o andamento dos processos.

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Eduardo Sanchez e Aline Cappele de Castro

 
 
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Finalizada 25ª Pesquisa de Relacionamento com as Marcas

A FENABRAVE enviou os resultados da 25ª Pesquisa FENABRAVE de Relacionamento com as Marcas às Associações, no último dia 9 de agosto. O levantamento, que visa traçar um panorama do Setor da Distribuição de Veículos, vem sendo um importante balizador nas negociações entre Rede, Associações de Marca e Montadoras, ao longo dos últimos anos.

“Após pouco mais de dois meses de levantamentos e tabulação de dados, pudemos enviar os resultados às Associações de Marca participantes. É muito importante para o nosso Setor buscar o aperfeiçoamento contínuo e esta pesquisa é fundamental neste sentido, já que permite que os principais atores da cadeia automotiva expressem os pontos de melhoria em suas relações”, afirma Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE.

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Associações podem aderir ao ROT, diz SEFAZ

A SEFAZ – Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, em resposta à consulta realizada pela FENABRAVE, manifestou entendimento de que as Associações de Marca são entidades legítimas para informar seu interesse na adesão ao ROT – Regime Optativo de Tributação. O ROT consiste na dispensa do pagamento de complemento do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços retido, antecipadamente, por substituição tributária, na hipótese em que o valor da venda final for maior que a base de cálculo da retenção, assim como a vedação ao pedido de ressarcimento do ICMS nas mesmas operações, quando devido.

Com essa decisão, a recomendação da FENABRAVE é de que a conveniência da adesão ao ROT seja avaliada e discutida pelas Associações de Marca interessadas e, concluindo pela pertinência da adoção da sistemática do ROT, formalizem, diretamente, o pedido relativamente à marca que representam, nos termos da Portaria CAT 25/21. “Ressaltamos que, após a manifestação de interesse, pela Associação de Marca, o contribuinte (concessionário interessado) deverá realizar, individualmente, a adesão ao regime optativo de tributação”, alerta o Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior.

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Sanções da LGPD entram em vigor

Desde o dia 1º de agosto, quem violar a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais pode receber multas por infrações cometidas. A norma foi aprovada em 2018, teve sua vigência iniciada no ano passado, mas só a partir do início deste mês, as sanções entraram em vigor. Entre as possíveis punições estão advertência, multa (diária ou com limite de até 2% do faturamento da empresa), bloqueio dos dados pessoais objeto da violação, suspensão parcial do funcionamento do banco de dados e proibição parcial ou total do exercício da atividade relacionada ao tratamento de dados.

“Os concessionários de veículos devem ter muito cuidado com o tratamento dessas informações, já que, por estarmos na ponta do Setor Automotivo, lidamos com um volume grande de dados pessoais de nossos clientes. Por isso, disponibilizamos, aos nossos filiados, um guia com os principais pontos da lei e como os concessionários devem atuar para estar em sintonia com as melhores práticas de privacidade e segurança de informação”, afirma Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE.

O “Guia Melhores Práticas para a Aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados LGPD” está disponível no site da FENABRAVE: http://www.fenabrave.org.br/downloads/Guia-LGDP.pdf.

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“Não clique em falso” 
Dicas de Etiqueta Digital

Se você participa de lives ou reuniões on-line, confira algumas dicas de etiqueta digital preciosas, para que você fique “bem na tela”, sem cometer as famosas gafes nada virtuosas no universo virtual.

Participação em Reuniões

 

1) Ambiente – Cuidado com o ambiente, da casa ou empresa, que vai escolher para se conectar à reunião. Já vi moderadores de lives sentados na cama, com a cabeceira à mostra e os lençóis bagunçados ou, ainda, com aquela sapateira toda desarrumada como cenário de fundo. Nem pensar, hein? Lembre-se de que seu visual e seu ambiente serão seus cartões de visita, durante as reuniões que, mesmo digitais, continuam sendo de trabalho, ok? DICA: Escolha um ambiente bem arejado, silencioso, com fundo discreto e onde não seja perturbado (a)!

 

2) Aparência – Jamais entre numa reunião desarrumado (a), com cabelos desgrenhados e com aquela aparência de quem acabou de acordar ou está em férias, numa praia distante. Lembre-se de que você está trabalhando, ainda que possa estar em home office. Use roupas que contrastem com o fundo do ambiente e de acordo com o evento digital (não use camiseta em eventos mais formais).

 

3) Não coma durante as reuniões – Uma das piores escorregadas digitais é comer durante as reuniões on-line. Aquele bolo, fruta ou bolachinha da tarde? Fica para depois da reunião, ok? Imagine todos os participantes da reunião assistindo à cena ou pior, você ser chamado a dar uma opinião, no meio daquela mordida no sanduíche....

 

4) Beber (nada alcoólico) – É permitido e até de bom tom, principalmente, se você for falar muito durante a reunião, mas escolha um copo, taça ou até uma garrafinha estilosos, que fiquem bem no vídeo. Evite mostrar marcas de água mineral, sucos ou qualquer outra bebida, a menos que sejam patrocinadoras de sua empresa.

Não clique em falso nessas situações!

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