Setembro 2020

Emplacamentos crescem pelo quarto mês seguido

Novidades na legislação

Campanha “Sua vida é o que nos move”

Em novo formato, FOCONLINE começa em outubro

FENABRAVE recebe certificação IQA

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Setembro 2020
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Emplacamentos crescem pelo quarto mês seguido

 

Considerando todos os segmentos somados, mercado teve alta de 7,35%, na comparação com o mês de julho.

Em agosto, os emplacamentos de veículos confirmaram a tendência de retomada do Setor e cresceram 7,35%, na comparação com o mês de julho. As vendas de veículos, considerando todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros), totalizaram 299.627 unidades, contra 279.105 no mês anterior. Este é o quarto mês consecutivo de alta.

“Mesmo com dois dias úteis a menos em agosto (21 dias), em relação a julho (23 dias), os emplacamentos tiveram alta, o que demonstra que o mercado vem retomando patamares mais altos de volume e se ajustando ao ‘novo normal’”, analisa o presidente da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Alarico Assumpção Júnior.

Entre os segmentos que registraram resultados positivos, destaque para motos, que cresceu 12,71% sobre o volume registrado em julho, e comerciais leves, que teve alta de 11,95%, no mesmo período. “A liberação de crédito melhorou nos dois segmentos: hoje, a cada 10 cadastros apresentados, 4,2 são aprovados no segmento de motos, que começa também a retomar a produção e atender à demanda reprimida. Já entre automóveis e comerciais leves, a aprovação de crédito chega a 70%”, diz Assumpção Júnior.

No acumulado de janeiro a agosto, as 1.099.862 unidades emplacadas, em todos os segmentos automotivos somados, representam retração de 35,75% sobre o mesmo período de 2019 (1.711.739). Na comparação entre agosto de 2020 (299.627 unidades) e agosto de 2019 (347.061), a baixa é de 13,67%, a menor queda desde o início da pandemia do Coronavírus.

Alarico Assumpção Júnior destaca melhora do crédito.

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Tabela de novos

 
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Novidades na legislação*

  • LGPD: Não haverá mais a postergação da vigência da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que passa a valer após sanção ou veto presidencial dos demais dispositivos do Projeto de Lei de conversão da Medida Provisória 959/20. A decisão não altera o início da aplicação das sanções administrativas, que se mantém com a vigência a partir de agosto de 2021. Este prazo, no entanto, não afeta eventual processo civil, criminal e denúncias em órgãos como o Procon em relação às empresas que estiverem em desconformidade com a legislação.
     

  • Decreto Federal nº 10.470, de 24 de agosto, prorroga, mais uma vez, os prazos de suspensão de contrato ou de redução proporcional de jornada e salário, por mais 60 dias, desde que o prazo total não ultrapasse 180 dias, já considerando os períodos de acordo celebrados na vigência da        MP nº 936 e aqueles firmados com base no Decreto nº 10.422. Desta vez, diferentemente do decreto anterior, não há previsão de que a suspensão de contrato seja feita de forma fracionada, devendo-se respeitar a previsão do art. 8º da Lei 14.020, que estabelece que a medida deve ser adotada em períodos de 30 dias.
     

  • No dia 28 de agosto, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 2.309, incluindo a COVID-19 na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho. Porém, dia 2 de setembro, editou a Portaria nº 2.345, revogando a Portaria nº 2.309. Dessa forma, a situação continua como estava antes de 28 de agosto: a COVID-19 será considerada doença do trabalho se provado o nexo causal entre a atividade do empregado e a contaminação pela doença.
     

  • Por meio da Portaria Pref. 881, de 20 de agosto, a Prefeitura de São Paulo autorizou que, durante a fase amarela do Plano São Paulo, as concessionárias de veículos poderão atender ao público por “8 horas diárias, em horário livre, corrido ou fracionado”, mantendo-se, no mais, as regras de protocolo sanitário e de distanciamento social estabelecidas na Portaria nº 605/2020.

 

*Todas as atualizações legislativas foram objeto de comunicado às lideranças.

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Campanha “Sua vida é o que nos move”

A campanha solidária “Sua vida é o que nos move”, lançada por FENACODIV/FENABRAVE, em julho, já começa a chegar às comunidades locais. Ainda em agosto, a Concessionária Polígono (MG) realizou a doação de 80 cestas básicas à Associação Atitude Brasil, que atua na região norte de Minas Gerais.

“Participar de projetos que promovam o bem comum sempre foi algo que buscamos privilegiar, independentemente se atuamos como parceiros, apoiadores ou até mesmo idealizadores. Frente à pandemia, intensificamos ações como essa promovida pela FENABRAVE, no intuito de somarmos forças para ajudar quem precisa”, explica João Neto, gestor de marketing da empresa.

Para Luana Souza, do SINCODIV-MG, o cenário imposto pela pandemia pede solidariedade. “Saber que, de algum modo, o SINCODIV-MG contribui e está tornando esse momento tão difícil um pouco mais leve, nos faz acreditar em dias melhores. Esperamos que todo esse movimento de solidariedade não seja momentâneo e, sim, que se torne um hábito”, afirma.

Vídeo e material personalizado

Outra liderança regional que tem dedicado muita atenção à iniciativa é o SINCODIV-DF. Além de criar banners, suportes e caixas personalizadas em MDF, o sindicato elaborou uma cartilha de procedimentos para a campanha e até um vídeo de divulgação (veja aqui) para a Rede e para os consumidores.

“É importante os empresários se atentarem a esse lado social. Nos EUA, isso é uma cultura antiga. O trabalho associativo, voltado para o bem-estar da comunidade, é muito forte. É importante associar a empresa ao trabalho social da região”, avalia Arcélio Júnior, presidente do SINCODIV-DF.

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Concessionária Polígono de MG: doação de 80 cestas básicas.

 
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Em novo formato, FOCONLINE começa em outubro

Com o tema “Um Mundo em Transformação”, a edição 2020 do Fórum de Concessionárias será realizada on-line. O programa será transmitido ao vivo, todas as quartas-feiras, às 19h30, a partir de 21 de outubro. Dessa forma, o FOCONLINE passará a ter abrangência nacional, mesmo que continue sendo promovido regionalmente, com envolvimento dos SINCODIV´s/REGIONAIS. A mediação será de Millena Machado, apresentadora do programa Auto Esporte, da TV Globo, por oito anos.

O Fórum terá oito ciclos, com 1h30 de duração cada. Os temas serão apresentados por dois palestrantes, que irão participar por vídeo-conferência ou presencialmente, no estúdio, em SP. Haverá interação do público, por meio de perguntas e participação ao vivo, via chat. Será criado, também, um aplicativo interativo, com as informações do evento, como palestras, datas e horários.

Ciclos e temas previstos

 

  1. Consumo e comportamento no mundo pós-pandemia – “O novo normal”

  2. Competências para o futuro – Você está preparado?

  3. Inteligência emocional e alta produtividade

  4. Organização e otimização do tempo no home office e presencial

  5. Canais de vendas – Criando estratégias para o digital

  6. PNL na comunicação on-line e presencial com o cliente – Criando rapport

  7. Criatividade e inovação

  8. Fechamento do programa FOCONLINE 2020 com palestrante especial

Millena Machado será moderadora do FOCONLINE 2020.

 
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FENABRAVE recebe certificação IQA

Após auditoria presencial, a FENABRAVE foi aprovada para receber a certificação AutoRetorno, do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. O programa tem o intuito de auxiliar empresas na volta segura ao trabalho presencial durante a pandemia do Coronavírus, por meio de uma abordagem de risco de saúde, segurança e operação que visa avaliar a situação atual, determinar os locais críticos e riscos associados, definir os controles, boas práticas e monitorar sua implementação de forma contínua.

“A certificação atesta, de forma isenta, que estamos tomando todas as medidas de segurança sanitária para diminuir as chances de contaminação nas dependências e atividades da FENABRAVE. Além disso, é a confirmação de que as medidas preventivas que adotamos estão em conformidade com os critérios do Ministério da Saúde e da OMS – Organização Mundial da Saúde”, explica o presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior.

A certificação AutoRetorno tem validade de seis meses, com acompanhamento periódico, podendo ser renovada por períodos sucessivos, desde que a entidade mantenha os protocolos e medidas de segurança sanitária exigidos.

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