Setembro 2021
Banner - B3 15.png
 
SY_banner_FENABRAVE_02 (2).png
Setembro 2021
home.jpg
Emplacamentos crescem no acumulado até agosto e transações de usados quebram recorde

Os emplacamentos de veículos seguem em tendência de recuperação no ano, apesar da retração de 4,97% registrada em agosto, na comparação com julho. Tanto que, no acumulado de 2021, o setor tem alta de 27,83% sobre os oito primeiros meses do ano passado – e os resultados só não são melhores por conta das dificuldades enfrentadas pela indústria. “O ritmo dos emplacamentos está sendo ditado pela capacidade de entrega das montadoras, que ainda sofrem com a escassez de peças e componentes, especialmente, de semicondutores”, analisa Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE, que afirma que a situação deve ser normalizada em 2022.

Entre os destaques, o segmento de caminhões registrou seu 4º melhor mês de agosto desde o início da série histórica, em 1957. No ano, este segmento teve 82.189 unidades emplacadas, resultado abaixo, apenas, do obtido em 2014, quando 87.789 veículos foram comercializados.

Os segmentos de automóveis e comerciais leves registram alta de 20,71% no acumulado dos 8 primeiros meses deste ano, apesar da retração de 2,39% em agosto, em relação a julho.

As projeções da FENABRAVE, para todo o setor, em 2021, se mantêm inalteradas, na expectativa de um crescimento geral de 13,6% sobre 2020.

emplacamentos de novos.JPG
transações de usados.JPG

Clique nas tabelas para para ampliar.

Usados quebram recorde

Com a escassez de veículos novos, as transações de usados vêm batendo recordes em 2021. No acumulado, entre janeiro e agosto de 2021, foram comercializadas 10.234.046 unidades, num crescimento de 48,22% sobre o mesmo período de 2020.

Apenas em agosto, 1.439.113 veículos tiveram troca de titularidade.  “Desde 2004, nunca havíamos superado a barreira de seis automóveis e comerciais leves usados vendidos a cada novo emplacado em um mês. Em 2021, superamos este número em julho (6,5 usados a cada novo vendido) e agora, também, em agosto (6,8 usados a cada novo comercializado)”,
analisa o Presidente da FENABRAVE.

Setembro 2021
home.jpg
Webinar discute Reforma Administrativa

No dia 27 de agosto, ocorreu o 9º Webinar Veiculando FENABRAVE – A REFORMA ADMINISTRATIVA NO CENÁRIO NACIONAL, que teve, como tema, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que trata, entre outros temas, sobre a reforma do funcionalismo público federal, estadual e municipal.

O evento contou com a participação especial do relator da proposta, o deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), do Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, e do vice-presidente da entidade, Gláucio Geara.

Durante o Webinar, os participantes falaram sobre o fato de o Brasil, segundo o FMI – Fundo Monetário Internacional, utilizar quase 13% do PIB com pessoal, o que coloca o País como a 7ª nação do mundo que mais gasta com salários. Entre seus principais pontos, a PEC 32/2020
propõe alterar as regras de estabilidade do funcionalismo público, implementando avaliações periódicas de desempenho, tanto pelos responsáveis pelo departamento do servidor quanto pelos usuários dos serviços públicos.

Maia defendeu, ainda, que a Reforma Administrativa seja realizada antes da Reforma Tributária. “Depois que aprovarmos (a Reforma Administrativa), haverá economia e saberemos quanto vai custar o Estado. Assim, ficará mais fácil avançar para a Reforma Tributária.”

Assista à íntegra do webinar no link: 9º Webinar Veiculando FENABRAVE

Arthur Maia

 
Setembro 2021
home.jpg
Mobilidade urbana é tema de palestra no FOPA 2021

O Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, foi um dos palestrantes do 3º FOPA – Fórum Paulista de Desenvolvimento, que ocorreu no dia 31 de agosto, de forma virtual. O evento abordou temas variados, como educação, meio ambiente, agronegócio, crédito, tecnologia, economia moderna e inovadora e qualidade de vida. A participação da FENABRAVE  teve, como foco, a mobilidade urbana.

Além de Assumpção Júnior, participaram, do mesmo painel, Antônio Claret de Oliveira, diretor-superintendente do DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, e Leandro Siqueira, vice-presidente de estratégia corporativa da VW Caminhões e Ônibus.

Assumpção Júnior defendeu o papel das Concessionárias como fornecedores de serviços de mobilidade e parte fundamental do sistema de deslocamento da população, no dia a dia das cidades brasileiras, sendo o rodoviário o principal modal de transporte do  Brasil.

“Durante os piores picos da pandemia, é importante lembrar que, não fossem os caminhões e os heróis caminhoneiros, supermercados, hospitais e farmácias, entre tantos outros serviços essenciais, não teriam sido abastecidos. Sem os serviços de transporte individual de pessoas, via automóvel, também os médicos, enfermeiros e outros profissionais não teriam conseguido se deslocar em segurança. Da mesma forma, sem o delivery, realizado pelas motocicletas e pelos carros, as entregas domiciliares e comerciais teriam ficado comprometidas. Os ônibus, utilizados para transporte público, também têm sido fundamentais no deslocamento das pessoas. Ou seja, provemos mobilidade ao Brasil e à população em todos os cantos do país”, destacou.

Alarico Assumpção Júnior

 
 
Setembro 2021
home.jpg
FENABRAVE participa de live sobre crédito

A ACREFI – Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento
realizou, nos dias 8 e 9 de setembro, a live “Financiamento de Veículos: Digital e Presencial
na geração de negócios”
.

No primeiro dia do evento, a FENABRAVE esteve representada pelo Diretor Executivo da entidade, Marcelo Franciulli, que comentou sobre a importância do crédito e dos financiamentos para o mercado de veículos.  

Também participaram da live, no dia 8, Luis Eduardo da Costa Carvalho, presidente da ACREFI; Agustin Celeiro, diretor sênior de operações do Banco GM; Alexandre Gil, head comercial de negócios e produtos da Safra Financeira; Celso Rocha, diretor de distribuição e varejo do Banco BV; Luana Bichuetti, vice-presidente de auto da Creditas; Marcos Zaven, presidente da Honda Serviços Financeiros; e Tadeu Silva, presidente da Omni.

A live abordou temas como a transformação e entrada de novos players no mercado, investimentos em novas tecnologias, eficiência energética, cenário macroeconômico, métodos de vendas diversificados e utilização do Open Banking e Pix como impulsionadores de negócios, entre outros assuntos, como o RENAVE- Registro Nacional de Veículos em Estoque e a Lei da Retomada de Veículos Inadimplentes, temas mencionados pelo representante da FENABRAVE.

liveacrefi.jpeg
 
LF_banner_FENABRAVE_02.png
Setembro 2021
home.jpg
FOCONLINE aborda competências e ferramentas digitais em setembro

Em setembro, o FOCONLINE 2021 aborda dois temas fundamentais no dia a dia das Concessionárias. No dia 9, o consultor Paulo Silvestre, o escritor e palestrante Andrea Iorio e o líder da Comunidade Itaú Veículos, Paulo André Domingos, apresentaram, ao lado de Millena Machado, o tema “Competências da transformação digital – Mais do que tecnologia, envolvem pessoas”. O programa reforçou a importância do envolvimento das pessoas para se ter sucesso na transformação digital, cada vez mais necessária no atual ambiente de negócios.

Já o Ciclo 6, que acontece no dia 23, tem como tema “Ferramentas digitais – Aplicação prática em vendas e pós-vendas”. Na palestra, serão apresentadas dicas e as principais ferramentas que qualquer profissional que pretende atuar na crise e permanecer no mercado futuro pode e deve utilizar para melhorar seus resultados nas vendas de veículos, peças e serviços.

Ainda dá tempo de fazer a inscrição GRATUITA!

Clique aqui para acessar a plataforma do evento e participe.

Novos Cursos da Universidade Web focam em Pós-vendas

 

Os novos cursos da Universidade Web FENABRAVE têm, como foco, a área de pós-vendas das Concessionárias. Em “Alta performance em vendas de peças”, Daniel Pavanelli visa aprimorar os profissionais a otimizar a comercialização de autopeças e serviços, garantindo vantagens competitivas.

Em “Pós-vendas na visão do consumidor”, Murilo Moreno apresenta dicas valiosas para melhorar o atendimento em serviços automotivos e garantir a fidelização dos clientes.

WhatsApp Image 2021-08-17 at 12.54.45.jpeg

Millena Machado

SERVIÇO

Central de Atendimento:
Tel.: (11) 5582-0045

E-mail: universidade@fenabrave.org.br

www.universidadefenabrave.com.br

 
Setembro 2021
home.jpg
Lideranças recebem estudos sobre descarbonização

Atenta aos movimentos de busca por formas de DESCARBONIZAÇÃO DO SETOR AUTOMOTIVO, a FENABRAVE contratou análise específica sobre o tema junto à sócia da MB Associados, Tereza Maria Fernandez Dias da Silva. O documento teve, como base, o recente estudo do Boston Consulting Group (BCG) sobre o assunto, apresentado no último dia 10 de agosto, pela ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, denominado “O Caminho da Descarbonização do Setor Automotivo”.

No estudo do BCG, foram abordadas as rotas tecnológicas e energéticas a serem seguidas, como os caminhos da eletrificação da frota e o papel dos biocombustíveis na estratégia de descarbonização, assim como de que forma os setores público e privado devem interagir para garantir a inserção do Brasil no contexto automotivo global, considerando os debates e os reflexos da COP-26, que será realizada, em novembro, na Escócia.

No relatório elaborado pela sócia da MB Associados, Tereza Fernandez discorreu sobre os aspectos que devem ser analisados sobre descarbonização, considerando o contexto das mudanças climáticas e efeito estufa, o cenário atual do mercado automotivo do Brasil e a definição das rotas tecnológicas. O relatório aponta na direção do investimento em biocombustíveis e na eletrificação, apesar dos entraves de investimentos em infraestrutura energética.

Os dois estudos foram enviados às lideranças pela FENABRAVE.

Para ler a íntegra, acesse os links:

energia renovavel.png
Banner - B3 15.png