Anúncio
olx_mobile_top.jpg
Abril 2019
Fenabrave em Ação passa por reformulação

 

A partir desse mês, o Fenabrave em Ação, tradicional veículo de informação da entidade, passa a ter uma nova interface, com reformulação total do projeto gráfico, mais moderno e mais interativo.

O objetivo desta publicação, que passa a ter o Patrocínio Máster da OLX, continua sendo o mesmo: levar informações relevantes e informar sobre as ações que a Federação desenvolve em prol do Setor que representa.

As sugestões continuam sendo bem-vindas. Basta enviar um e-mail para rita@mcepress.com.br, indicando assuntos que gostaria de ler por aqui.

Nesta edição, acompanhe as novidades do 29º Congresso & ExpoFenabrave, o sucesso do primeiro encontro do FOCO 2019, como foi o Programa Educacional de Motos, nos Estados Unidos, e muito mais!

Sejam todos bem-vindos ao novo Fenabrave em Ação!

Abraços e ótima leitura.

Conselho Editorial

Slogan_Fenabrave.jpg
Anúncio
2 Banners - Fenabrave em Acao-02.jpg
Anúncio
DealerNet_banner_worklfow.jpg
Abril 2019
Mercado de veículos mantém ritmo de recuperação

 

Emplacamentos registram alta acumulada de 12,2%, no primeiro quadrimestre de 2019, e de 9% em abril, na comparação com março.

 

A FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores divulgou, nesta quinta-feira, 2 de maio, os dados de emplacamentos de veículos referentes ao mês de abril e acumulado do ano.

 

O Setor da Distribuição, representado pelos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, somou, de janeiro a abril de 2019, 1.244.151 unidades licenciadas, o que representa aumento de 12,2% ante as 1.108.897 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado.

 

Apenas no mês de abril, foram emplacados 339.424 veículos, 11,1% acima do volume registrado no mês de março de 2019, quando 305.524 unidades foram licenciadas. Na comparação com abril de 2018, mês que registrou 311.160 unidades emplacadas, a alta é de 9,08%.

 

Para o Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, o desempenho positivo, em abril, está relacionado aos dois dias úteis a mais, com relação ao mês de março. "O mercado, como um todo, manteve o ritmo de recuperação. A média diária de vendas cresceu 0,5%, o que, para nós, reflete a expectativa de aprovação das Reformas, que estão em andamento. Ao analisarmos o volume acumulado, nas vendas do primeiro quadrimestre, que tiveram importante crescimento, observamos que existe uma gradual elevação nos índices de confiança do consumidor, impactados pela provável resolução deste assunto”, declara o Presidente da entidade.

 

Nos segmentos de automóveis e comerciais leves, o resultado do quadrimestre registrou 801.330 unidades emplacadas, representando crescimento de 8,71% perante igual período do ano passado, quando foram licenciadas 737.135 unidades. Em abril, esses dois segmentos, juntos, somaram 221.321 unidades, contra 199.528 em março, registrando alta de 10,92%. Na comparação com as 209.940 unidades de abril de 2018, a evolução foi de 5,42%.

 

Alarico Assumpção Júnior comentou, ainda, que as projeções da FENABRAVE, para o mercado automotivo, em 2019, estão mantidas. "Após a aprovação das Reformas, temos consciência de que será necessário um tempo para a maturação e observação dos resultados, que refletirão, positivamente, na economia e na expectativa dos consumidores, que ainda vêm se mantendo cautelosos na tomada de decisão de compra", analisou o Presidente.

tabela_01.jpg

Clique na tabela para ampliar.

 
Abril 2019
Contagem regressiva para o 29º Congresso & ExpoFenabrave

Os Presidentes das Associações de Marca estiveram na sede da FENABRAVE, na quarta-feira,
10 de abril, para a Assembleia Geral e para conhecerem os detalhes da preparação do
29º Congresso & ExpoFenabrave.

 

Com o tema Juntos, movendo o Brasil! Participe desse movimento, o maior evento do Setor da Distribuição Automotiva da América Latina será realizado nos dias 6 e 7 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

 

Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE, enfatizou a importância da união do Setor, neste momento em que novas oportunidades estão surgindo. “Unidos somos mais fortes e, mais fortes, atingiremos os objetivos almejados. E, essa União do Setor está representada, em âmbito global, pela nossa Federação”, ressaltou Assumpção Júnior.

 

Para esta edição, o evento que, pelo 12º ano consecutivo, terá o Banco Itaú como Patrocinador Máster, terá novo formato, que permitirá, aos participantes, seguirem por uma trilha de conteúdo específico para o Segmento de Veículos em que atuam. Outras mudanças, como redução do tempo das apresentações e ampliação da oferta de workshops estão contemplados na programação.

 

Marcelo Franciulli, Diretor Executivo da FENABRAVE, apresentou a nova estrutura do evento. “O tema é mais do que propício para o momento, em que é necessário rever o negócio, buscando oportunidades, compartilhando experiências positivas, mas de forma coesa, mantendo o nosso Setor unido em busca do sucesso coletivo”, comentou Franciulli, lembrando que assuntos que impactam, diretamente, na melhoria do negócio, como ferramentas relacionadas à jornada digital do consumidor, considerando veículos novos, pós-venda e seminovos, estão na pauta das apresentações do Congresso.

 

Dentre as palestras internacionais, já confirmadas, estão a participação de Charlie Gilchrist, Presidente da NADA, na abertura do evento, Jodie Teuton, Presidente da ATD – American Truck Dealers Association, Laura Lemco, consultora especializada no segmento de concessionária de motocicletas nos Estados Unidos e Willie Vogt, Diretor Executivo da Farm Progress. Essa é, inclusive, outra novidade do evento que, esse ano, terá uma palestra internacional para cada segmento automotivo.

Durante o encontro com os representantes das Associações de Marca, foi apresentada a campanha de marketing do evento e todos os materiais que as entidades terão à disposição para fazerem a divulgação entre seus associados, como banners para mídia digital, anúncios para veículos impressos, e-mail marketing personalizado e template para apresentação.

 

Inscrições – Foram mantidos os mesmos valores praticados em 2018. As Associações de Marca terão descontos especiais para as compras coletivas.


Veja, a seguir, a tabela com os valores das inscrições:

O 29º Congresso & ExpoFenabrave terá como tema "Juntos, movendo o Brasil! Participe desse movimento".

Imagens do 28º Congresso & ExpoFenabrave.

* Último dia para inscrições online

 
Anúncio
2 Banners - Fenabrave em Acao-01.jpg
Anúncio
Abril 2019
Fórum de Concessionárias estreia com sucesso de público

A programação do FOCO 2019 - Fórum de Concessionárias teve sua estreia em Salvador (BA), com sucesso absoluto de público. Desenvolvido pela FENACODIV, o projeto, que visa aprimorar e motivar os colaboradores do Setor da Distribuição de Veículos, tem Patrocínio do Banco Itaú.

 

O programa tem um formato diferenciado, inspirado nas apresentações TED, e cada Sincodiv é o responsável pela escolha da data e horário do seu evento, bem como a escolha dos palestrantes.

 

Para este primeiro evento, o SINCODIV-BA centralizou a organização, e com o apoio da equipe da FENACODIV, escolheu os palestrantes. O evento reuniu 80 profissionais e arrecadou mais de 80 quilos de alimentos, que serão doados para o Núcleo de apoio ao Combate do Câncer Infantil.

 

“Estamos muito satisfeitos com o sucesso do início do nosso projeto FOCO. Temos certeza absoluta sobre os resultados positivos que teremos ao longo desse ano”, comentou Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENACODIV, que agradeceu o empenho e dedicação do SINCODIV (BA) na organização do projeto.

 

Depois das palestras, a programação do FOCO, em Salvador, contou com uma dinâmica entre participantes e palestrantes. Para o sorteado desta dinâmica, o SINCODIV (BA) ofereceu o prêmio de um fim de semana na Praia do Forte.

 

No dia 26 de abril, o FOCO 2019 foi realizado em João Pessoa (PB), seguindo o escopo do novo formato de palestras. As inscrições foram realizadas mediante doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis, e encaminhados para o Hospital São Vicente de Paulo. 

 

Na Agenda - Outros eventos já estão marcados para maio. No dia 9 de maio, o FOCO 2019 chega ao Distrito Federal. Para informações, entre em contato pelos com o SINCODIV local, pelo telefone (61) 3361-0000 ou e-mails sincodiv@sincodivdf.com.br e sincodiv2@sincodivdf.com.br.

No dia 13 de maio, é a vez de Campo Grande (MS) receber o evento. Para informações e inscrições, entre em contato com Francisca, pelo telefone (67) 3341-5870.

O FOCO 2019 também já tem agenda confirmada para Chapecó (SC), no dia 20 de maio. Para mais informações, o contato deve ser feito com Flávia Lucena, pelo telefone (47) 99982-0278.

FOCO 2019 – Fórum de Concessionárias teve sua estreia em Salvador (BA).

 
Abril 2019
FENABRAVE realiza Assembleia Geral

 

Na quarta-feira, 10 de abril, a Diretoria da FENABRAVE realizou Assembleia Geral Ordinária, na sede da entidade, em São Paulo, com presença maciça dos Presidentes das Associações de Marca, bem como as reuniões Setoriais dos segmentos de Caminhões, Ônibus e Implementos Rodoviários e Tratores e Máquinas Agrícolas, realizadas na parte da manhã.

 

O Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, agradeceu pelo apoio neste primeiro ano de sua segunda gestão à frente da entidade. “Estamos dando continuidade a um trabalho intenso de fortalecimento do nosso Setor, em diferentes frentes. Neste momento, o essencial é a união do nosso Setor, para que possamos, juntos, nos preparar e acompanhar as transformações tecnológicas que impactarão diretamente o nosso negócio”, comentou.

 

Os participantes assistiram à apresentação sobre o funcionamento da Esteira Digital para Distribuidores autorizados, do BNDES, que é a plataforma de originação de operações que valida o cliente que se enquadra na concessão de financiamentos de veículos e máquinas, oferecidos pelo banco de fomento. O sistema já está em funcionamento e, para desfrutar do processo, basta que o Concessionário seja cadastrado no banco, na área de financiamentos, insira os dados do cliente e acompanhe as etapas do processo.

 

Também esteve presente no evento Wilson Vaz, Diretor do Departamento de Financiamentos e Informações e Secretário de Crédito e Financiamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentando as perspectivas do Setor Agrícola para os próximos anos.

 

Ao final da programação do encontro, o advogado Eduardo Salusse, ministrou palestra sobre de Reforma Tributária.

Clique na foto para ampliar.

Abril 2019
Programa Educacional para Motocicletas leva brasileiros aos Estados Unidos

Entre os dias 22 e 29 de março, a FENABRAVE realizou Programa Educacional Internacional, dirigido aos Concessionários de motocicletas. O evento passou pelas cidades de Nashville (Tennessee), Birminghan (Alabama), e Atlanta (Georgia), nos Estados Unidos, e contou com visitas a Concessionárias locais e à sede da montadora e workshops sobre assuntos específicos deste mercado.

 

“Foi uma experiência inovadora para o nosso segmento. Conhecer aquele mercado e a estrutura das redes de Concessionárias locais, assim como os desafios que enfrentam, fez com que pudéssemos visualizar novos caminhos para a gestão da nossa Rede, aqui no Brasil. Ainda mais nesse momento em que o mercado brasileiro está em retomada e precisamos aproveitar as oportunidades para garantir a rentabilidade do negócio”, comentou Carlos Porto, Vice-Presidente da FENABRAVE para o Segmento de Motocicletas, que acompanhou a programação.

 

Os detalhes sobre a intensa programação do evento, você acompanha na próxima edição da Revista Dealer, que será publicada no final de abril. Acompanhe no site da FENABRAVE – www.fenabrave.org.br.

Concessionários brasileiros de motocicletas, em viagem aos EUA.

 
 
Abril 2019
FENABRAVE ajusta projeções de vendas para 2019

 

Com o termômetro do mercado dos três primeiros meses do ano, a FENABRAVE, em conjunto com a MB Associados, revisou algumas de suas projeções de vendas, em função do atual cenário econômico, principalmente, das novas previsões do PIB.

 

Segundo Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE, a queda dos juros e o crescimento do índice de confiança do consumidor foram alguns dos aspectos para a revisão das projeções. “Além disso, a inadimplência, em patamares mais aceitáveis, tem promovido o aumento da oferta de crédito, confirmada pelo aumento da aprovação das fichas. Todos esses fatores estão sustentando as expectativas positivas para o Setor da Distribuição neste ano”, comentou o Presidente.

 

Considerando todos os segmentos, com exceção de máquinas agrícolas e colheitadeiras, as vendas de veículos devem crescer 10,7%% em 2019, totalizando 3.932.112 unidades. Antes a projeção era de 10,1% de alta.

 

Para as vendas de ônibus, a expectativa que, em janeiro, apontava para alta de 17,9% sobre o volume realizado em 2018, passa a ser de 20,2%, totalizando 23.016 unidades.

 

Para o Segmento de duas rodas, a expectativa da entidade, divulgada em janeiro, era de 7,3%, e passa a ser de 9,2% de avanço, somando 1.026.850 unidades licenciadas. E as projeções de vendas de implementos rodoviários, que antes dava conta de crescimento de 8,8%, foram revistas para cima, e devem avançar 17,1%, totalizando 52.330 unidades.

 

Para os segmentos de automóveis e comerciais leves, a FENABRAVE manteve a expectativa de crescimento de 11%, com a soma de 2.741.716 unidades. Estão mantidas, também, as projeções de vendas de caminhões em 15,4% num total de 88.200 unidades.

Alarico Assumpção Júnior anuncia ajuste nas projeções de vendas da FENABRAVE, para 2019.

 
Abril 2019
Cadastro Positivo é sancionado pelo Presidente da República

 

No dia 8 de abril, foi sancionada, pelo Presidente da República, a Lei Complementar 166/2019, que altera as regras do Cadastro Positivo, permitindo que seja criada uma nota de crédito para cada consumidor, de acordo com o pagamento de suas contas, como empréstimos bancários, cartão de crédito e de serviços públicos de fornecimento de água, luz e telefone.

 

Quanto mais honrar com seus compromissos, mais alta será a nota do consumidor. Essa reputação será considerada pelas instituições financeiras para a concessão de crédito, por exemplo.

 

A campanha para a aprovação da proposta do Cadastro positivo foi liderada pela ACREFI - Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento, presidida por Hilgo Gonçalves, e apoiada e acompanhada pela FENABRAVE.

 

Para Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE, a lei traz possibilidades de crédito ainda mais otimistas para o nosso setor. “Estamos muito otimistas com essa notícia e com a real probabilidade de expansão de nosso mercado, em 2019 e nos próximos anos. Vale ressaltar que, assim que entrar em vigor, a inclusão no Cadastro Positivo será automática”, comentou Assumpção Júnior.

 

Na estimativa da ACREFI, há cerca de 15 milhões de pessoas inscritas no sistema e, com a aprovação do Cadastro, esse número poderá aumentar para 100 milhões. “Esperamos que todos possam aproveitar esse momento, ampliando suas vendas com a oferta de crédito maior e mais seguro no financiamento de veículos”, completou.

 

“O Cadastro Positivo deverá beneficiar mais de 20 milhões de pessoas que, hoje, estão fora do sistema financeiro, também inúmeras pequenas empresas, além de provocar redução de 40% no nível da inadimplência, um dos maiores pesos da composição da taxa de juros, permitindo que as instituições financeiras ofereçam crédito com taxas mais competitivas para os chamados bons pagadores, identificados por meio do Cadastro Positivo”, afirma Hilgo Gonçalves.

 

Para o Presidente da ACREFI, com mais informações, os bancos poderão conceder crédito dentro de um prazo mais adequado, conforme a necessidade do cliente e de acordo com o bem que está adquirindo, como é o caso de veículos.

 

Todos esses fatores beneficiam o Setor da Distribuição de Veículos, que depende, diretamente, do crédito para crescer.

iStock-157502638.jpg

O Cadastro Positivo poderá ampliar as vendas de veículos com a oferta de crédito maior e mais seguro no financiamento.

 
Abril 2019
No trânsito, o sentido é a vida

 

Com o slogan “No trânsito o sentido é a vida”, a campanha Maio Amarelo, em 2019, propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. A campanha tem abertura oficial marcada para 24 de abril.

 

Para fazer a adesão de sua empresa ao movimento, basta acessar o site www.maioamarelo.com e obter todas as informações e orientações para se tornar uma empresa apoiadora.

Maio amarelo.png
11095-PAG SIMPLES MAIO_202X266.jpg
Abril 2019
FENABRAVE se reúne com
autoridades do Paraná

 

Contando com o apoio do Vice-Presidente da FENABRAVE e Presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara, Alarico Assumpção Júnior – Presidente da Federação e outros representantes da entidade foram recebidos pelo Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e pelo Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, durante eventos e audiências oficiais, entre os dias 16 e 17 de abril.

 

“Estou certo de que, a partir dessas audiências e do relacionamento estabelecido, tanto a FENABRAVE quanto o nosso Setor ganharão força e melhor compreensão, quanto ao atendimento aos nossos legítimos pleitos, em prol da Categoria Econômica que representamos”, comentou Alarico Assumpção Júnior, Presidente da Federação, que esteve acompanhado de Gláucio Geara e de Luiz Antonio Fleury Filho, Relações Institucionais da FENABRAVE, durante os encontros com as autoridades.

Durante a audiência na Prefeitura de Curitiba, estiveram presentes Luiz Fernando Jamur - Secretário do Governo, Cibele Fernandes Dias - Chefe de Gabinete do Prefeito, Vanessa Volpi - Procuradora-Geral do Município, e Marilza Dias - Secretária do Meio Ambiente.

 

O almoço com o Governador do Estado do Paraná, Ratinho, contou com a participação do Dr. Darci Piana - Vice-Governador, Guto Silva - Chefe da Casa Civil, Daniel Vilas Bôas - Chefe de Gabinete do Governador e de Eduardo Bekin - Presidente da Agência Paraná Desenvolvimento.

Acima, representantes da FENABRAVE se reúnem com o prefeito de Curitiba (PR), Rafael Greca, e, abaixo, com representantes do governo paranaense.

Abril 2019
NOTAS

 

• A Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – abre suas portas para o público entre os dias 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). O clima do maior evento do setor agrícola no Brasil deve ser dos melhores, já que a estimativa, para a safra 2018/2019, é de 233,29 milhões de toneladas, a segunda maior da história. Acompanhe, na próxima edição do Fenabrave em Ação, os detalhes do evento.

• Alíquota de ICMS – Os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe revogaram a decisão de aumento da alíquota de ICMS para as operações com veículos novos.   A FENABRAVE, seus escritórios regionais e Sincodivs, ao lado da Anfavea, trabalharam, intensamente, na divulgação dos impactos negativos para o Setor da Distribuição, junto aos governadores e secretários da Fazenda dessas localidades.

Anúncio
olx_mobile.jpg