Anúncio
olx_mobile_top.jpg
Sumário • Maio 2019

29º Congresso & ExpoFenabrave terá palestrantes e
especialistas internacionais

Parcerias incrementam

a experiência de compra

de veículos na OLX

FENABRAVE e ICDP realizam

2ª etapa do estudo sobre o

futuro das Concessionárias

FENABRAVE participa

do Automotive Business Experience 2019

FOCO 2019 passa nas regiões
Centro-Oeste e Sul

Universidade Web Fenabrave: mais interatividade

Segurança no trânsito
é responsabilidade de todos

 
Maio 2019
Voltar para o sumário
29º Congresso & ExpoFenabrave terá palestrantes e especialistas internacionais

Com o tema “JUNTOS! Movendo o Brasil! Participe desse movimento”, o 29º Congresso & ExpoFenabrave deve reunir mais de 3,5 mil participantes nos dias 6 e 7 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). Além das novidades com relação ao novo formato de trilhas por segmento, o evento contará com presenças de consultores, líderes empresariais e especialistas internacionais.

 

O evento receberá a presença Charlie Gilchrist, Presidente da NADA – National Automobile Dealers Association, para o superworkshop de abertura. Gilchrist é titular do grupo Gilchrist Automotive que, atualmente, engloba 10 marcas.

Para falar ao segmento de caminhões, o evento contará com a presença de Jodie Teuton, Concessionária Kenworth e presidente da American Truck Dealers – ATD. O segmento de motocicletas contará com a participação de Laura Lemco, consultora norte-americana, especializada no negócio de Concessionárias de Motocicletas.

“Estamos construindo uma programação bem diversificada para os Concessionários brasileiros, trazendo especialistas com experiências no Setor da Distribuição que, certamente, enriquecerão o conteúdo do evento neste ano”, comentou Marcelo Franciulli, Diretor Executivo da FENABRAVE.

 

Com quase 40 anos de experiência no mercado agrícola, Willie Vogt, Diretor da Farm Progress, empresa  de informações e eventos  focada no setor agrícola, também estará no evento para comentar as tendências dos negócios dos Concessionários de Máquinas e Equipamentos Agrícolas.

 

O consultor da Maryann Keller & Associates e articulista da revista Forbes, Jeremy Alicandri, falará ao público do 29º Congresso & ExpoFenabrave para o segmento de Automóveis e Comerciais leves. Alicandri escreve sobre o Setor Automotivo, mobilidade e transporte, com base em sua ampla experiência, adquirida em grandes consultorias, em grupos de varejo automotivo norte-americano e na NADA.

 

Outra participação importante será Candice Crane, que falará sobre Liderança de Desenvolvimento Organizacional. Com 15 anos de experiência, Candice é diretora de Desenvolvimento Organizacional de um grande grupo automotivo e liderou uma mudança transformadora na política de recursos humanos , que permitiu renovar, completamente, o quadro de funcionários, gerando maior produtividade e menor rotatividade.

 

Neste ano, o evento traz muitas novidades, como o novo formato, que permite ao participante assistir aos workshops e superworkshops seguindo as trilhas de conteúdo específico para cada Segmento Automotivo e também conteúdo geral, tais como tendência do mercado de crédito, recursos humanos, e legislação que impacta no desenvolvimento do Setor.

 

Inscrições – Já estão abertas as inscrições para o 29º Congresso & ExpoFenabrave, com os mesmos valores praticados no ano passado. As Associações de Marca terão descontos especiais para as compras coletivas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.congresso-fenabrave.com.br.

Veja, a seguir, a tabela com os valores das inscrições:

Laura Lemco.jpg

Laura Lemco

jeremy-headshot-283x282-1[1].jpg

Jeremy Alicandri

CHARLIE GHILRST.jpg

Charlie Gilchrist

Candice.jpg

Candice Crane

JODIE TEUTON.jpg

Jodie Teuton

Willie Vogt-2019 (2).jpg

Willie Vogt

* Último dia para inscrições online

Anúncio
2 Banners - Fenabrave em Acao-02.jpg
Anúncio
dealernet.png
 
Maio 2019
Voltar para o sumário
Parcerias incrementam a experiência de compra de veículos na OLX

 

Realizado no WTC Eventos, em São Paulo, o OLX Talks reuniu empresários de todo o país, dentre eles, representantes  da FENABRAVE, interessados em conhecer mais sobre a jornada de compra online do consumidor e os resultados e dados apresentados pela OLX, plataforma que se transformou em TOP OF MIND quando o assunto é realizar compra e venda em geral, no tradicional movimento “DESAPEGA”.

Segundo Eduardo Tomya, sócio e diretor geral da Kantar, a 3ª era do consumo, que estamos vivendo, pressupõe limites das capacidades de compra aos clientes – mais conectados e preocupados com o consumo consciente - e, por isso, sairá na frente quem se antecipar às necessidades do consumidor. “Para 73% das pessoas, é muito importante ter produtos e serviços que se antecipem às suas necessidades. No século 20, havia dezenas de mercados para milhões de pessoas. Hoje, acontece o contrário: temos milhões de mercados para necessidades específicas. Assim, o pequeno é o novo grande”, comentou, ao citar exemplos como Netflix e a Yellow.

Na avaliação de Tomya, a experiência, agregada aos serviços é o que mais cresce, em termos de consumo. A chamada “Experience Brand” demanda competência para integrar os compradores, incluindo a comunicação por fotos, vídeos e depoimentos.

Nesse cenário, segundo Andries Oudshoorn, CEO OLX Brasil, a plataforma está no centro do movimento do novo consumo, que é limitado, ao contrário do sonho das pessoas, que é limitado. Segundo dados da OLX, 85% das pessoas têm coisas para vender e 70% dos internautas consideram a OLX para comprar o que desejam. Assim, se todo o potencial de vendas se confirmasse, seriam movimentados US$9,8 trilhões, nessas transações de compra e venda.

Dispondo do maior inventário do País, a OLX afirma que 48% dos internautas já desapegaram de algo por meio da plataforma, o equivalente ao total de pizzas vendidas em SP. “Mais de 600 mil brasileiros já anunciaram na OLX e 91% dos internautas afirmam que já entraram no site ao menos uma vez, sendo que a média de permanência é de 15 minutos”, afirma Andries.

Com 200 milhões de acessos únicos e 750 milhões de buscas, a ferramenta tem atuado, fortemente, no setor automotivo. Marcos Leite, EVP da OLX Brasil, garante que 40% dos compradores e vendedores de carros usados interagiram, de alguma forma, com a OLX. Segundo Leite, 45 mil clientes usufruem da ferramenta por meio de anúncios na OLX PRO e a empresa responde por 20% dos carros usados no Brasil.

Diante do sucesso da OLX e com a tendência de atrelar serviços na experiência de consumo, a empresa passou a verticalizar sua atuação, por meio de parcerias. “Atualmente, oferecemos serviços de financiamento online, para veículos, assim como histórico e laudo veicular, o que gera mais confiança por parte de quem vai adquirir um carro seminovo por nosso intermédio”, comentou Gisele Tachinardi, diretora de Autos da OLX. Para ela, o processo de evolução do mercado automotivo passa pela identificação de quem é o consumidor de automóveis. “Antigamente, a indústria se preocupava mais com o produto, mas percebeu que o foco está no consumidor, no conceito chamado de USER FIRST (o usuário primeiro). Mas, se o usuário é um só, como devemos analisá-lo? JUNTOS!”, respondeu a diretora, mencionando que a empresa tem se expandido por meio de parcerias com empresas ligadas ao setor, como as Concessionárias de veículos. “Devemos somar as forças de vendas e pós-vendas das concessionárias, locadoras, aplicativos de serviços de transporte, OLX, e outros parceiros. Os concessionários, por exemplo, precisam desse ecossistema”, concluiu Tachinardi.

Na avaliação de Polyana Mazza, gerente de insights da OLX, “O produto é o serviço”, atualmente. “Devemos focar na prestação de serviços para gerar valor ao cliente. Mas, como fazer isso? Olhando para a jornada de compra, que passa pela fase de conhecer as possibilidades, depois pela tomada de decisão e, por fim, o fechamento do negócio. Dentro do ciclo de consumo, há 4 milhões de usuários procurando peças e serviços automotivos, por exemplo. Ou seja, após a compra do veículo, o consumo continua, pela demanda de serviço”, finalizou.

IMG_3857.jpg

Gisele Tachinardi, diretora de Autos da OLX

IMG_3729.jpg

Representantes da FENABRAVE
participaram do evento.

IMG_3855.jpg
IMG_3801.jpg
Anúncio
2 Banners - Fenabrave em Acao-01.jpg
Anúncio
 
Maio 2019
Voltar para o sumário
FENABRAVE e ICDP realizam 2ª etapa do estudo sobre o futuro das Concessionárias 

A evolução da implantação no Brasil das megatendências ACES: veículos autônomos, conectados, elétricos e compartilhamento será um dos objetivos do estudo. Para entender melhor esses novos horizontes e, principalmente, o novo papel do Concessionário, neste novo cenário, a FENABRAVE contratou o ICDP - International Car Distribution Programme, para realizar a segunda etapa do estudo “O futuro do negócio das concessionárias de automóveis e comerciais leves no Brasil”, que será apresentado em breve.

Clique na imagem ao lado, e assista a mensagem do Diretor do ICDP, Steve Young, sobre o impacto das megatendências e, principalmente, onde se deve manter o foco do negócio.

 
Maio 2019
Voltar para o sumário
FENABRAVE participa do ABX 2019

No dia 27 de maio, a FENABRAVE participará do Automotive Business Experience 2019, evento que reunirá todos os elos do Setor Automotivo brasileiro e tem, como foco, o debate do cenário atual, de intensa transformação, discutindo o papel das organizações e dos profissionais que desempenham funções de liderança.

 

O evento, que será realizado no São Paulo Expo, terá seis palcos de debates simultâneos, com trilhas de palestras sobre os temas: Automóveis e Fornecedores, Máquinas e Pesados, Inovação e Mobilidade, Distribuição e Concessionárias, além de um espaço para debates sobre Brand Content e outro para debates com o público, envolvendo temas diversos.

 

A trilha Distribuição e Concessionárias contará com a participação do Vice-Presidente da FENABRAVE, José Maurício Andreta Júnior. “Será uma grande responsabilidade participar desse grandioso evento, representando nossa Federação. Sem dúvida, esse encontro, de grandes lideranças do setor automotivo, gerará discussões que contribuirão para encontrarmos soluções promissoras para todos os elos e que se transformação em pilares para a continuidade dos nossos negócios”, comentou o Vice-Presidente, que vai participar do debate Concessionária 2.0, sobre as novas formas de fazer negócios nas Concessionárias, das grandes oportunidades geradas pelo novo comportamento do consumidor, por meio do marketing digital e estratégias de encantamento de leads.

 

O ABX 2019 reunirá mais de 2 mil participantes e 140 debatedores e especialistas em suas áreas de atuação. Para saber mais sobre o evento e realizar inscrição, acesse www.abx19.com.br

abx_logos-1.jpg
 
Maio 2019
Voltar para o sumário
Em maio, FOCO 2019 passa nas regiões Centro-Oeste e Sul

 

Depois do sucesso das estreias no Nordeste, o FOCO 2019 - Fórum de Concessionárias chega, em maio, nas regiões Centro-Oeste e Sul. O programa, que substituiu o Encontro de Vendedores, é moderno e interativo, inspirado nas apresentações TED, e cada Sincodiv é o responsável pela escolha da data e horário do seu evento, bem como pela seleção dos palestrantes.

 

No dia 9 de maio, foi realizado, em Brasília (DF), encontro que reuniu cerca de 300 participantes. A arrecadação de alimentos, doados mediante inscrição, será entregue ao Crevin Lar dos Idosos, em Planaltina (DF) e Congregação das Irmãs da Caridade, em Samambaia (DF). 

 

“O FOCO 2019 foi sucesso absoluto em Brasília. É importante despertar nos Colaboradores essa paixão pelo seu trabalho, pelo nosso Setor e pelas entidades que o representam, como a FENABRAVE e Sincodiv. Eventos como o FOCO despertam essa paixão, e refletem o comprometimento que a Federação tem com o desenvolvimento e crescimento das Redes de Concessionárias e como podem fazer a diferença na vida de cada Colaborador”, comentou Arcélio Alceu dos Santos Júnior, Presidente do Sincodiv-DF.

 

O segundo FOCO de maio aconteceu em Campo Grande (MS), no dia 13, em dois horários, sendo na parte da manhã destinado aos profissionais de vendas e, na parte da tarde, para os colaboradores da área de pós-vendas, totalizando quase 100 participantes. As doações de material de limpeza serão encaminhadas ao Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora Aparecida.

 

Os colaboradores de Chapecó (SC) e região, participaram do FOCO 2019 no dia 20 de maio. As inscrições foram realizadas mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será entregue ao Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP). 

 

Acompanhe os encontros do FOCO 2019 nos Sincodiv’s locais e pela newsletter Fenabrave em Ação.

 
Maio 2019
Voltar para o sumário
Universidade Web Fenabrave:
mais interatividade

 

A reestruturação da plataforma da Universidade Web Fenabrave, uma das maiores escolas de ensino à distância do País, contará com nova metodologia que garantirá mais conteúdo, diferentes materiais para estudo e ainda estará acessível de qualquer plataforma digital, celular, notebook ou tablet.

 

O aluno poderá acessar os conteúdos na ordem que quiser, sejam os vídeos, áudio books, podcasts ou em pdf, tornando o processo de aprendizado mais interativo e estimulante.

 

Desta forma, a Universidade Web Fenabrave mantém a qualidade do ensino e preparação das equipes de colaboradores das Concessionárias brasileiras, aperfeiçoando o atendimento aos clientes e a oferta de melhores serviços.

 

Em breve, o aplicativo, com acesso pelo celular ou tablet, estará incorporado à plataforma, facilitando e agilizando o acesso aos cursos, consulta de trilhas do conhecimento, avaliações e informações sobre o histórico do aluno, em poucos cliques. O APP estará disponível, gratuitamente, pelos sistemas iOS ou Android.

 

“Já estamos produzindo os vídeos dos novos cursos, atualizando conteúdo, formatando os novos materiais que serão de consulta aos alunos e estruturando as ferramentas da plataforma”, explicou Amanda Sobral, supervisora da Universidade Web Fenabrave.

 

Além de material em formato PDF, os alunos poderão ouvir os Podcasts das aulas, quando quiserem, oferecendo flexibilidade e maior aproveitamento do conteúdo. “A ideia é que os vídeos sejam curtos, para otimizar o tempo de estudo, e o aluno ainda poderá escolher o melhor momento para fazê-lo, com opções para revisão de conteúdo”, ressaltou o consultor pedagógico da Universidade Web Fenabrave, o professor doutor David de Oliveira Lemes.

 

Cursos – Enquanto a equipe da Universidade Web Fenabrave finaliza as ferramentas da nova metodologia, os alunos já inscritos podem assistir aos cursos já disponíveis na plataforma atual, aproveitando para aperfeiçoar conceitos e revisar os conteúdos já disponíveis.

iStock_75816441_LARGE.jpg
 
Maio 2019
Voltar para o sumário
Segurança no trânsito é responsabilidade de todos

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, 3 mil vidas são perdidas, por dia, nas estradas e ruas. Esse índice é classificado como a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.

 

O custo, atualmente, desses acidentes, é de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

 

A Organização Mundial da Saúde, estima que, se nada for feito, 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020, passando para a quinta maior causa de mortalidade, e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.

 

Por isso, ações como o Maio Amarelo, que visa colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, têm, como objetivo principal, poupar 5 milhões de vidas até 2020.

 

“Esse é um movimento de toda a sociedade, pois cada um de nós é responsável por zelar pela segurança coletiva. O nosso Setor da Distribuição tem papel fundamental nessa conscientização, pois também somos responsáveis por oferecer serviços de qualidade aos nossos clientes, garantindo a procedência de peças e, acima de tudo, trabalhando com os nossos clientes pela conscientização da necessidade de manter os veículos com as manutenções periódicas e preventivas em dia”, comentou Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE.

 

Para fazer a adesão de sua empresa ao movimento, basta acessar o site www.maioamarelo.com e obter todas as informações e orientações para se tornar uma empresa apoiadora.

11095-PAG SIMPLES MAIO_202X266.jpg
olx_mobile.jpg