Junho 2020

Prontos para voltar

DETRAN-SP retoma serviços de maneira remota

Emplacamentos crescem 11,97% em maio

MP 936 tem vigência ampliada até o fim de julho

Universidade Web FENABRAVE estende gratuidade até setembro

FENABRAVE prorroga desconto de 80% nas contribuições associativas

Série de WEBINAR “Veiculando FENABRAVE” leva informação de qualidade ao setor

Frota Verde em pauta

MP 975 prevê linhas de crédito com garantia do FGI

Combate à direção perigosa

Junho 2020
home.jpg
Prontos para voltar

Após semanas de negociações, retomada das atividades dos Concessionários foi permitida na cidade de São Paulo. FENABRAVE E SINCODIV-SP criaram protocolos sanitários para reabrir negócios.

No dia 5 de junho, as Concessionárias da cidade de São Paulo puderam abrir seus showrooms pela primeira vez desde 22 de março. O início da flexibilização da quarentena na capital paulista, no entanto, só foi conquistado após muito esforço e união de entidades do setor automotivo. Juntos, FENABRAVE e SINCODIV-SP atenderam à exigência das autoridades municipais e criaram protocolos de segurança sanitária, específicos para o Setor da Distribuição de Veículos.

 

Para reforçar os cuidados a serem tomados e esclarecer dúvidas que os Concessionários possam vir a ter na reabertura, a FENABRAVE organizou o 5º WEBINAR Veiculando, com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da cidade de São Paulo, Aline Cardoso, que apontou como justificativas para a liberação, além da aprovação dos protocolos sanitários, a melhora nos índices de ocupação de leitos de UTI na capital paulista e o fato de as Concessionárias não serem locais de aglomeração.

Materiais informativos – Antes mesmo de conseguir a liberação das atividades, a FENABRAVE já havia desenvolvido diversos projetos para preparar as Associações de Marca e seus associados sobre como lidar com a pandemia e seus efeitos. Entre as ações, destaque para o Guia FENABRAVE E FENACODIV CONTRA O CORONAVÍRUS – COVID-19, o Informe Semanal do Comitê de Crise, que já está na oitava edição, além de materiais de interesse dos Concessionários, como a série de WEBINAR Veiculando e participações em lives, com entidades relacionadas.

Para Alarico Assumpção Júnior, a liberação das atividades, na capital paulista, pode ser um ponto de virada nos negócios. “Temos certeza de que, se todos fizerem a sua parte, retomaremos, gradativamente, os resultados das Concessionárias e os índices de confiança e vendas, que serão convertidos em retorno de lucratividade, quando ficar evidente que, acima de tudo, nosso Setor intenciona preservar vidas e manter a mobilidade em nosso País”, diz o Presidente da FENABRAVE.

Pessoa_usando_máscara_.jpg

Secretária Aline Cardoso foi convidada do Veiculando FENABRAVE

 
 
Junho 2020
home.jpg
DETRAN-SP retoma serviços de maneira remota

Atendendo a um pleito da FENABRAVE e do SINCODIV-SP, o DETRAN-SP anunciou, no dia 22 de maio, a autorização de serviços remotos, como registro de licenciamento de veículos novos, transferência de propriedade e de registro e liberação de carros apreendidos. O órgão também permitiu que empresas credenciadas possam fazer vistoria, entrega e fixação de placas em domicílio. A medida traz segurança a quem havia comprado um veículo novo e que estava circulando apenas com a Nota Fiscal.

Apesar do retorno do DETRAN-SP, um problema, causado pelo fechamento do órgão de trânsito, persiste e é a cobrança de multa e juros dos encargos de IPVA de proprietários que não recolheram os impostos no período de 30 dias após a compra do veículo novo. No ofício, enviado ao Departamento, a FENABRAVE alegou que a cobrança de juros e multa é indevida, já que o decurso do prazo só ocorreu por conta da suspensão das atividades do DETRAN-SP. Dessa maneira, a entidade pede que sejam excluídos os encargos moratórios para não se configurar enriquecimento ilícito do Estado.

computador.jpg

Órgão de trânsito autorizou atendimento on-line

 
Junho 2020
home.jpg
Emplacamentos crescem 11,97% em maio

De acordo com dados da FENABRAVE, os emplacamentos, em maio, cresceram 11,97%, em relação a abril, totalizando 100.427 unidades, contra 89.687 no mês anterior. Já na comparação com maio de 2019, quando foram licenciadas 358.438 unidades, houve retração de 71,98%. No acumulado de janeiro a maio de 2020, a queda foi de 35,64%, com 1.031.324 unidades emplacadas, contra 1.602.524 no mesmo período de 2019.

Na avaliação da FENABRAVE, a abertura de Concessionárias em alguns estados e o retorno de funcionamento de parte dos DETRANS (incluindo São Paulo) já resultaram em pequena melhora para o Setor da Distribuição.

Para Alarico Assumpção Júnior, a retomada só não foi mais forte por conta da suspensão das atividades em São Paulo. “Se o estado e a capital paulista estivessem operando normalmente, em maio, os resultados seriam ainda mais expressivos, já que o estado representava, antes da crise, mais de 26% das vendas de veículos e passou a representar apenas 0,9%, em abril, e 1,6%, em maio”, explica o Presidente da FENABRAVE.

tabela de emplacamentos.jpg

Tabela de emplacamentos por segmento

Junho 2020
home.jpg
MP 936 tem vigência ampliada até o fim de julho

A MP 936, que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, teve sua vigência ampliada em 60 dias pelo Congresso Nacional. A medida, que seria encerrada em 31 de maio, passa a valer agora até 30 de julho de 2020. Vale destacar que a prorrogação foi quanto à vigência da Medida Provisória e não em relação ao prazo de suspensão do contrato de trabalho ou da redução proporcional de jornada de trabalho e salário.

Com isso, as medidas ainda podem ser adotadas, mesmo após 1º de junho de 2020, mas quem a adotar deve respeitar o prazo máximo de 60 dias para o caso de suspensão do contrato de trabalho e de 90 dias para redução proporcional de jornada e salário. A FENABRAVE já enviou, às Associações de Marca, a análise jurídica, referente à prorrogação de vigência da MP 936.

 
Junho 2020
home.jpg
Universidade Web FENABRAVE estende gratuidade até setembro

A Universidade Web FENABRAVE continuará disponibilizando acesso gratuito à trilha especial de cursos até setembro de 2020. Os cursos começaram a ser oferecidos, sem cobrança, em 3 de abril, com a finalidade de capacitar as equipes de Concessionárias, com temas que tratam desde assuntos de interesse geral, independentemente da área de atuação dos colaboradores, até temas voltados para líderes e gestores, para que todos possam estar preparados para a retomada. O acesso é 100% on-line, podendo ser feito por meio de notebook, computadores ou smartphones.

Para aqueles que já eram assinantes, além da trilha especial, não serão cobradas as mensalidades de julho, agosto e setembro, sendo permitido acesso total à grade, com mais de 100 cursos on-line e multicanais, com novas opções de cursos todos os meses.

A plataforma contempla podcasts, vídeos, material de leitura em PDF e há, ainda, avaliação final com certificação da FENABRAVE.

Em caso de dúvidas, entre em contato por meio dos seguintes canais:

E-mail: universidade@fenabrave.org.br

WhatsApp: (11) 99126-4826

Telefones: (11) 5582-0030 / 0045 / 0063

Universidade-web_transparente.png
Curso
Público-alvo
Visão econômica: dos conceitos básicos à lucratividade
LÍDERES/GESTORES
Rentabilidade: dos conceitos básicos à visão do investidor
LÍDERES/GESTORES
Liderança estratégica para Concessionários
LÍDERES/GESTORES
Gestão eficaz do tempo
TODOS
Gestão do Fluxo de Caixa das Concessionárias: Oportunidades e Estratégias
LÍDERES/GESTORES
Excelência em apresentações – Desenvolvendo a oratória para Concessionários
TODOS
Excel – Básico I para Concessionários
TODOS
Excel – Básico II para Concessionários
TODOS
Campanhas de marketing digital: o que contratar e como administrar
VENDAS/GESTÃO/MARKETING
Balanced Scorecard: em busca da excelência organizacional para o setor automotivo
LÍDERES/GESTORES

Cursos de maio - A Universidade Web Fenabrave lançou, em maio, os cursos “A Telemetria - Produtos mais modernos e novas oportunidades” e “Planejamento e administração de compra de peças de caminhões – conhecimento da frota e oportunidades”, ambos ministrados pelo professor Wagner Kmite, consultor com mais de 35 anos de experiência no mercado automobilístico, e especializado em pós-vendas e treinamento.

 
 
Junho 2020
home.jpg
FENABRAVE prorroga desconto de 80% nas contribuições associativas

A FENABRAVE anunciou a prorrogação do desconto de 80% nas contribuições federativas, pagas pelas Associações de Marca, por mais três meses. Dessa maneira, o desconto, que está sendo adotado desde março de 2020, vai englobar, também, os meses de junho, julho e agosto – os boletos vencem sempre no mês seguinte ao da referência. “Estamos certos de que, nesse momento, a FENABRAVE deve, mais do que nunca, empreender esforços em benefício de nosso setor, ainda que isso signifique comprometer parte importante do caixa da entidade sem, contudo, deixar de prestar os mesmos serviços e outros adicionais, em busca de mitigar os prejuízos que já vêm sendo contabilizados pelas Concessionárias e suas Associações representantes”, afirma o presidente da entidade, Alarico Assumpção Júnior.

Fenabrave 55 anos.png
Junho 2020
home.jpg
WEBINAR Veiculando: informação de qualidade com especialistas

Informação de qualidade, com especialistas no assunto: este é um dos motes da série WEBINAR Veiculando FENABRAVE. A iniciativa foi lançada no começo de abril e já foram realizadas cinco edições sobre temas diversos.

Com participação fixa do Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, e mediação da assessora de comunicação institucional da entidade, Rita Mazzuchini, o programa, em formato bastante dinâmico, abordou temas como a crise política do governo federal, caminhos da economia, a visão da indústria e a reabertura das Concessionárias na capital paulista.

Desde abril, já participaram do programa o advogado Sérgio Schwartsman, sócio da Lopes da Silva Advogados, Caio Coppolla, comentarista político, o presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes; Guilherme Afif Domingos, assessor especial do Ministério da Economia, e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da cidade de São Paulo, Aline Cardoso.

No próximo dia 16 de junho, o secretário Carlos da Costa, da SEPEC- Secretaria Especial da Produtividade Emprego e Competitividade, será o convidado do 6º WEBINAR Veiculando Fenabrave.

LOGO VEICULANDO FENABRAVE new.png

Programa convidou especialistas em assuntos diversos para trazer informação de qualidade aos Concessionários (clique para ampliar)

 
Junho 2020
home.jpg
Frota Verde em pauta

A FENABRAVE tem discutido, com o governo federal, a implantação do Programa Reciclagem Veicular - Frota Verde.

Já apresentado pelo Grupo de Coalizão, formado por 19 entidades, entre as quais a FENABRAVE, o Programa está sendo debatido com a Dra. Margarete Gandini - Coordenadora-Geral de Ambiente de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação/Ministério da Economia.

motor.jpg

Concessionárias podem assumir inspeção veicular

 
Junho 2020
home.jpg
MP 975 prevê linhas de crédito com garantia do FGI

Por conta da dificuldade dos empresários brasileiros em ter acesso a financiamentos, o governo federal editou, em 1º de junho, a MP 975, que institui o Programa Emergencial de Acesso a Crédito. A medida é destinada a empresas que faturaram, em 2019, entre R$ 360 mil e R$ 300 milhões. A fim de cumprir os objetivos da MP, a União poderá aumentar, em até R$ 20 bilhões, especificamente para o programa, a sua participação no Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), que é administrado pelo BNDES.

A MP deve aumentar o fluxo de liberações de financiamentos e empréstimos para empresas, já que seu texto prevê que os riscos de crédito, assumidos no âmbito do programa, serão garantidos, direta ou indiretamente, pelo governo federal.

Como se trata de Medida Provisória, o texto tem efeitos imediatos, mas o Congresso Nacional terá 60 dias – prorrogáveis por mais 60 – para decidir se vai transformá-la em lei.

dinheiro .jpg

Medida visa viabilizar concessão de crédito a empresas

 
Junho 2020
home.jpg
Combate à direção perigosa

Como forma de estimular a conscientização dos perigos da combinação de álcool – ou qualquer outra substância psicoativa – e direção, a FENABRAVE tem apoiado a campanha do DENATRAN relacionada com as ações propostas pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). Para auxiliar na execução do projeto, o DENATRAN e a SENAPRED disponibilizam uma série de peças publicitárias que podem ser utilizadas por todos os interessados. Elas estarão disponíveis no portal do Ministério da Infraestrutura, na seção DENATRAN, Campanha Lei Seca, entre os dias 11 e 21 de junho de 2020. Vale lembrar que junho é o mês que marca os 12 anos da promulgação da Lei Seca.

Bebida e direcao.png