olx_header.jpg
Novembro 2019

ICDP atualiza estudo sobre o Futuro das Concessionárias

FENABRAVE é recebida pelos Governos de GO e SP

SINCODIV's de AL, RJ e RO comemoram sucesso do FOCO

Liderança é o tema dos novos cursos da Universidade Web Fenabrave

Mercado cresce 10,6% no acumulado do ano

Perspectivas 2020 em debate

Lei Ferrari completa 40 anos e ganha selo comemorativo

NOTAS

> 30º Congresso & ExpoFenabrave   > Nota de falecimento Fernando Augusto de Carvalho Esbroglio

 
Novembro 2019
home.jpg
ICDP atualiza estudo sobre o Futuro da Concessionária

Em 23 de outubro, foi realizada a reunião dos Segmentos de Automóveis e Comerciais Leves, no hotel Bourbon Ibirapuera, em São Paulo - SP, com presença maciça dos Presidentes, Executivos  e Diretores das Associações de Marca e Diretoria Executiva da FENABRAVE.

 

Além de alinhamentos e atualizações de assuntos como o RENAVE- Registro Nacional de Veículos em Estoque, que está em fase de testes, foi apresentado o resultado da 2ª. etapa do estudo do ICDP, contratado pela FENABRAVE, que teve, como tema: “Futuro do Negócio da Concessionária de Automóveis e Comerciais Leves no Brasil– Qual a Evolução?”. A apresentação desse estudo foi realizada pelo Diretor Geral do ICDP, Steve Young.

 

“Percebemos que, nesta segunda fase do estudo, as concessionárias brasileiras, que sobreviveram à crise, estão em melhores condições financeiras do que antes e, por isso, se beneficiarão da retomada do mercado”, comentou Young, que reforçou a necessidade de investimentos na área digital e a manutenção do foco no cliente.

 

Clique aqui para assistir ao vídeo sobre o impacto das megatendências no setor automotivo, de acordo com o ICDP. (http://www.fenabrave.org.br/email/FENABRAVE_Lancara_Segundo_ICDP.html)

 

Os detalhes e as conclusões da atualização do estudo serão publicados na próxima edição da Revista Dealer, em dezembro, no site da FENABRAVE, www.fenabrave.org.br.

 

Projeto Garantia – Durante o evento, a FENABRAVE também apresentou as linhas gerais de outro estudo, desta vez sobre os Impactos Gerados pelos Processos de Garantia nos negócios das Concessionárias de Automóveis e Comerciais Leves. A pesquisa será capitaneada pelo consultor Francisco Mendes

Todos.jpg

Acima, o Diretor Geral do ICDP, Steve Young, e Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE. Abaixo, os participantes da reunião.

Anúncio
2 Banners - Fenabrave em Acao-02.jpg
Anúncio
dealernet.png
 
Novembro 2019
home.jpg
FENABRAVE é recebida pelos Governos de GO e SP

 

Em outubro, o Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, participou de audiência com o Governador de São Paulo, João Dória, para debaterem, junto a outras entidades, como a ANFAVEA, planos para a implantação de um Programa de Renovação de Frota, para caminhões, no estado.

 

“Esse não é um problema apenas do setor automotivo, mas da sociedade. Um plano bem estruturado, para São Paulo, onde está concentrada a maior frota de caminhões, será, certamente, exemplo a ser seguido no País todo”, comentou Assumpção Júnior, que esteve acompanhado pelo Vice-Presidente da entidade, para os Segmentos de Caminhões, Ônibus e Implementos Rodoviários, Sérgio Zonta.

 

Goiás – No dia 30 de outubro, o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu, em audiência, em Goiânia (GO), os Vice-Presidentes da FENABRAVE, João Batista Simão, Marcelo Nogueira, Samir Dahas Bittar e Waleska Cardoso.

 

Outras reuniões – Também em outubro, a Diretoria da FENABRAVE recebeu, em sua sede, em São Paulo, o Presidente da Acrefi, Hilgo Gonçalves, para uma visita institucional.

(1) Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE, e Hilgo Gonçalves, Presidente da Acrefi. (2) À esquerda, os Vice-Presidentes da FENABRAVE, João Batista Simão, Marcelo Nogueira, Ronaldo Caiado, Governador de GO, Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE, e os Vice-Presidentes da entidade, Waleska Cardoso e Samir Dahas Bittar. (3) Audiência com o Governador de SP, João Dória.

1

2

3

 
Novembro 2019
home.jpg
SINCODIV's de Alagoas, Rio de Janeiro e Rondônia comemoraram sucesso do FOCO

Cerca de 600 colaboradores das Concessionárias de Alagoas, Rio de Janeiro e Rondônia participaram dos recentes encontros do FOCO – Fórum de Concessionárias. O evento é idealizado pela FENACODIV, promovido pelos SINCODIV´s e Patrocinado pelo Banco ITAÚ, com o objetivo de aprimorar as equipes, de vendas e pós-vendas, das Concessionárias.

 

No dia 23 de outubro, quase 100 participantes estiveram no Le Monde Office, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) para assistir às palestras, com arrecadação de alimentos, como leite em pó, além de brinquedos e roupas infantis, que foram encaminhados para a ONG Luz de Maria.

 

Em Maceió (AL), os quase 200 inscritos participaram do evento no Hotel Ritz Lagoa da Anta, no dia 25 de outubro. As doações de leite em pó e fraldas geriátricas foram entregues para o Lar São Francisco de Assis.

 

Na primeira semana de novembro, os mais de 300 colaboradores, das Concessionárias da região de Porto Velho (RO), assistiram às palestras do FOCO no L’Acordes Hotel, e fizeram suas doações de alimentos ao Lar Espírita André Luiz Leal e à Fraternidade Espírita Irmã Clara.

Clique nas imagens para ampliar.

 
Novembro 2019
home.jpg
Liderança é tema dos novos cursos da Universidade Web Fenabrave

A sucessão de lideranças é uma estratégia que visa a sustentabilidade do negócio, e o trabalho de desenvolvimento de novos líderes pode gerar lucratividade, economia e produtividade à empresa, em médio e longo prazos. No contraponto, sem um planejamento, para o processo sucessório, a mudança pode afetar, negativamente, a cultura organizacional e até os resultados da empresa.

 

A partir desse mês, a Universidade Web Fenabrave apresenta dois novos cursos que contemplam aspectos essenciais do processo de sucessão – Sucessão de líderes e Curso para novos líderes – aspecto relacional da liderança.

 

Ambos os cursos são ministrados pela professora Márcia Toscano, que é socióloga, coaching pessoal e profissional com especialização em comportamento humano. “Nesse curso, a liderança será abordada como habilidade humana relacional, fundamental para os novos líderes, que vivem tempos de transformações, em alta velocidade”, disse a professora Márcia.

 

Os alunos da Universidade Web Fenabrave terão acesso a todos os canais da plataforma, como podcasts, vídeo aula e material em pdf, além de acompanhar as atividades, e seu desempenho, pelo APP exclusivo. Para mais informações, entre em contato com: universidade@fenabrave.org.br.

Professora Márcia Toscano

 
Novembro 2019
home.jpg
Vendas de veículos crescem 9% em outubro e 10,6% no acumulado do ano

O mercado de veículos tem se mantido estável nos últimos meses. De acordo com os dados apurados pela FENABRAVE, com base nos registros de emplacamentos do RENAVAM, em outubro, foram comercializadas 367.587 unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, o que representa alta de 9,09%, na comparação com o mês de setembro, e 4,55% acima das vendas de outubro de 2018.

No acumulado, de janeiro a outubro, foram emplacados mais de 3.3 milhões de veículos, o que representa crescimento de 10,6% ante igual período do ano passado. Este desempenho está em linha com a projeção de 10,76% de crescimento, feita pela entidade, para o ano, que deverá ser encerrado com mais de 3,9 milhões de unidades comercializadas.

Segundo o Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, "a evolução positiva foi registrada em função de dois dias úteis a mais, em outubro (23 dias contra 21 dias em setembro). Se considerarmos apenas os dias corridos, o mercado permaneceu, praticamente, estável, com uma pequena retração, de 0,43%", ponderou o Presidente da entidade.

Dados-vendas-out-2019-1.jpg

Clique na tabela acima para ampliar e conferir os dados completos de todos os segmentos.

 
Novembro 2019
home.jpg
FENABRAVE debate perspectivas para 2020

 

Nos dias 21 e 22 de outubro, representantes do setor automotivo brasileiro estiveram reunidos durante o Congresso AutoData Perspectivas 2020, em São Paulo (SP), traçando suas expectativas e apresentando tendências para o próximo ano.

 

José Maurício Andreta Júnior, Vice-Presidente da FENABRAVE, participou do painel de concessionários, juntamente com Edna Honorato, Presidente do Conselho Nacional da ABAC; Paulo Noman, Presidente da ANEF e Rodnei Bernardino de Souza, Diretor de Veículos do Banco Itaú).

 

Andreta disse que o Setor da Distribuição de Veículos está otimista, porém, cauteloso. “Acreditamos que o mercado manterá o viés de crescimento em 2020, e o cenário se mostra positivo, com o aumento da oferta de crédito e redução das taxas de juros, mas, é preciso ficar atento ao cenário político”, comentou o Vice-Presidente da FENABRAVE.

À esquerda, S. Stefani, Diretor de AutoData, Paulo Noma, da ANEF, Edna Honorato, da ABAC,  José Maurício Andreta Júnior, Vice-Presidente da FENABRAVE, e Rodnei Bernardino de Souza, Diretor de Veículos do Banco Itaú.

 
Novembro 2019
home.jpg
Lei Ferrari completa 40 anos e ganha selo comemorativo

 

No próximo dia 28 de novembro, a Lei Ferrari (Lei 6729/79) completa 40 anos de sua homologação. Para as comemorações do grande marco, que baliza as relações entre o Setor da Distribuição Automotiva e as montadoras, a FENABRAVE criou o selo comemorativo, que será usado em todas as suas comunicações, como assinatura de e-mail corporativo, papel carta, apresentações em powerpoint, informativos e banner no portal da Federação.

 

“Procuramos englobar, neste selo, todos os aspectos importantes da Lei Ferrari. Por isso, convidamos todas as Associações de Marca, filiadas à Federação, a utilizarem o selo em suas comunicações”, comentou Marcelo Franciulli, Diretor Executivo da FENABRAVE.

 

No dia 10 de dezembro, logo após a reunião Conjunta do Conselho Deliberativo, será feita uma homenagem especial aos 40 anos da Lei Renato Ferrari, na qual estarão presentes membros da família Ferrari.

logoLeiRenatoFerrari.png
Novembro 2019
home.jpg
Nota de Falecimento

 

É com extremo pesar que comunicamos o falecimento de Fernando Esbroglio, Presidente do SINCODIV-RS e Diretor Geral da FENABRAVE-RS, no dia 31 de outubro de 2019. Homem de grande personalidade, Esbroglio marcou o Setor da Distribuição de Veículos, tanto por sua conduta ética, como pela postura ímpar de liderança, como empresário e representante setorial regional.

 

A FENABRAVE e a FENACODIV manifestam a admiração e respeito pelo amigo Fernando Esbroglio, que desenvolveu primoroso trabalho, à frente destas entidades, e compreendia a necessidade de transformação e modernização do modelo de negócio das Concessionárias, fortalecendo a organização regional da categoria, além de ter sido um empresário sério e um esposo e pai presente, sendo considerado o coração de sua família.

 

Agende sua participação no
30º Congresso & ExpoFenabrave

4 e 5 de agosto de 2020 – Transamerica Expo Center – São Paulo

A FENABRAVE apoia essas ações! Participe também!

olx_footer.jpg