Janeiro 2020

Acompanhe as projeções do mercado para 2020

Conheça os novos cursos da Universidade Web Fenabrave

Associações de Marca sob novos comandos

Prepare sua região para o FOCO 2020!

Lei isenta pagamento de IPVA no DF

Contran libera CRLV digital

 
Janeiro 2020
home.jpg
Mercado cresce 10,5% em 2019 e perspectivas para 2020 são positivas

 

De acordo com os dados de emplacamentos, divulgados pela FENABRAVE, em 2019, foram vendidos mais de 4 milhões de veículos no País, considerando (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos. Este volume representa alta de 10,48% sobre 2018, consolidando a retomada das vendas.

 

Em dezembro, foram emplacados 370.957 veículos, 7,4% acima das 345.382 unidades, registradas em novembro e 12% a mais do que em igual mês de 2018.

 

Na análise do Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, algumas circunstâncias positivas influenciaram, diretamente, no resultado do ano. "Iniciamos 2019 com boas perspectivas para o setor, e, mês a mês, observamos a consolidação da recuperação das vendas. Esse desempenho positivo se deve a alguns fatores econômicos, como taxa de juros menores e à queda nos índices de inadimplência e de desemprego, o que refletiu, diretamente, no aumento da confiança do consumidor e, também, do empresário brasileiro. Esse cenário impulsionou a oferta de crédito, o que deve continuar em 2020, por isso, confiamos em um novo ciclo de crescimento, ainda que moderado”, argumentou Assumpção Júnior.

 

As vendas de caminhões mantiveram o ritmo acelerado de recuperação. Já o mercado de automóveis e comerciais leves apontaram crescimento mais moderado, mas o cenário se mantém positivo. "A queda na taxa de juros e a manutenção do índice de inadimplência, dentro dos parâmetros aceitáveis, motivaram a confiança das instituições financeiras em ampliar a oferta de crédito, impulsionando as vendas nesses segmentos", destacou Assumpção Júnior.

 

Veja tabela ao lado, os detalhes do desempenho de vendas para cada segmento.

Previsões para 2020 – Com a estabilidade econômica, a expectativa de crescimento do PIB, que devem gerar mais empregos e crédito à população, a FENABRAVE acredita em um novo ciclo de crescimento das vendas de veículos para 2020, e projeta alta de 9,67% para o setor, em geral, sobre os resultados obtidos em 2019, devendo ultrapassar 4,3 milhões de unidades.

“Contamos com fatores essenciais para o crescimento das vendas de veículos, por isso, podemos manter uma visão otimista para 2020”, reafirmou Assumpção Júnior.

Clique na tabela ao lado e acompanhe as projeções da FENABRAVE para cada um dos segmentos.

TABELA-Vendas-2019.jpg

Vendas por segmento.

projeções-2020.jpg

Previsões para 2020

O volume final das Projeções do Setor não considera OUTROS IMPLEMENTOS, mas estes estão contemplados nos Informativos Emplacamentos, que estão disponíveis  no portal da FENABRAVE.

 
Anúncio
2 Banners - Fenabrave em Acao-02.jpg
Anúncio
dealernet.png
Janeiro 2020
home.jpg
Associações de Marca elegem novas diretorias

 

O ano começou com mudanças nas diretorias de algumas Associações de Marca, com novos representantes assumindo seus cargos no fim de 2019 e no dia 1º de janeiro de 2020.

 

Veja ao lado os novos presidentes.

 

ABRACYSA é nova associada – Em dezembro de 2019, a FENABRAVE, por meio do PAC - Projeto de Administração Cooperada, recebeu uma nova associada, a ABRACYSA -Associação Brasileira dos Concessionários Yanmar South America.

 

“A partir de agora, a ABRACYSA pode contar com todo o apoio da FENABRAVE, usufruindo da infraestrutura da entidade e da equipe de colaboradores, que estão à disposição para auxiliar a Associação nos processos administrativos e burocráticos necessários. Desejo todo sucesso para a diretoria da ABRACYSA”, comemorou Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE.

ABRADIF – Associação Brasileira dos Distribuidores Ford
Tiago Fonseca Teixeira (2019/2021)


ABRALAND – Associação Brasileira dos Concessionários Land Rover e Jaguar
Maurício Portella (2019/2021)

 

ABRACYSA – Associação Brasileira dos Concessionários Yanmar South America

Carlos Roberto de Padua (2019/2020)


ABRAT – Associação Brasileira dos Concessionários Triumph
Saulo Colino de Carvalho (2019/2021- Reeleito)


ANCIVE – Associação Nacional dos Concessionários Iveco
Osmar Carboni (2019/2021)


ASSOBRAV – Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen
César Alvares de Moura (2019/2021)


ASSOBRP – Associação Brasileira dos Concessionários Rodas e Nautica BRP
Gerard André Vieira de Souza (2019/2021)

 

ASSOVOLARE – Associação Brasileira dos Concessionários Marcopolo-Volare

Luiz Fogaça de Souza (2020/2021)


UNIMASSEY – Associação Nacional dos Distribuidores Massey Ferguson
João Batista de Figueiredo Ramos (2019/2020)

 
Janeiro 2020
home.jpg
Distrito Federal isenta IPVA para veículos zero quilômetro

 

Desde o dia 1º de janeiro de 2020, os veículos 0Km, registrados no Distrito Federal, estão isentos do pagamento do IPVA, segundo a Lei. 6.466, publicada no fim de dezembro de 2019, no Diário Oficial.

 

O Projeto de Lei foi aprovado, por maioria absoluta dos deputados, no dia 12 de dezembro.

 

“Acredito que a aprovação desse Projeto de Lei incentivará as vendas de veículos no Distrito Federal, uma vez que o IPVA é um imposto que pesa consideravelmente no bolso do cidadão, desmotivando, inclusive, a decisão de compra de veículos”, comentou Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE.

 

Assumpção Júnior destacou ainda a forte atuação da FENABRAVE-DF para a aprovação deste PL. “Temos uma forte liderança do Distrito Federal, que tem trabalhado, intensamente, pelos pleitos do nosso setor e dos consumidores brasileiros”, disse, se referindo a Arcélio Júnior, Presidente do SINCODIV-DF/ FENABRAVE-DF.

IPVA.jpg
 
Janeiro 2020
home.jpg
Comunicação e Relacionamento são abordados nos novos cursos da Universidade Web Fenabrave

Novos cursos entraram na plataforma da Universidade Web Fenabrave. Com foco no Relacionamento com o Cliente e no Poder da Comunicação, os professores mostram que é possível adotar procedimentos eficientes, que melhorem a experiência do momento de compra e do pós-venda, agregando valor ao profissional e à concessionária.

 

A professora CecyliahMarcon ministra o curso “Agendamento e relacionamento com o cliente no pós-venda”, por meio do qualapresenta procedimentos eficazes e seus impactos nos índices de satisfação dos clientes.

 

Já no curso “Faça as perguntas certas e tenha mais sucesso em suas negociações”, o professor Cássio Ferraz mostra que é preciso estabelecer pontes entre as necessidades do cliente e o fechamento do negócio.

 

Durante o curso “Relacionamento estratégico com empresas parceiras da concessionária”, ministrado pelo professor Luciano Miranda, o aluno entenderá como o relacionamento com os diferentes públicos, ou stakeholders da concessionária pode funcionar como um fator de vantagem competitiva.

 

Todos os conteúdos dos cursos da plataforma Universidade Web Fenabrave estão disponíveis em podcasts, vídeo aula e material em PDF, além do APP exclusivo, pelo qual o aluno acompanha a programação e seu desempenho.

A Universidade Web Fenabrave é patrocinada pelo Banco ITAÚ.

 

Para mais informações, acesse: www.universidadefenabrave.com.br.

Os cursos já estão disponíveis, em vídeos, na Plataforma da Universidade Web Fenabrave e ainda em PDF e podcast.

 
Janeiro 2020
home.jpg
FOCO continua em 2020!

 

Após o sucesso obtido em 2019, o FOCO – Fórum de Concessionárias, realizados pelos SINCODIV's, por meio da FENACODIV e com Patrocínio do Banco ITAÚ, irão continuar em 2020.

 

Mais de 4,2 mil colaboradores das concessionárias participaram dos 25 encontros, realizados, pelos SINCODIV´s, em todo o País. “É um resultado muito expressivo, que confirma a eficiência e a credibilidade dos programas educacionais da FENABRAVE, para o nosso Setor”, ressaltaram os vice-presidentes da Fenabrave e coordenadores dos Projetos Educacionais, Dr. Samir Dahas Bittar e Luiz Antônio Sebben.

Porto Velho.jpg
Janeiro 2020
home.jpg
Contran libera CRLV Digital

 

Os Departamentos de Trânsito de todo o País terão de se adequar à nova Norma 180/2019, deliberada pelo Contran, que estabelece requisitos para a expedição do CRLV por meio digital.

 

Agora, o proprietário do veículo poderá imprimir o CRLV-e, considerado válido para o fim previsto no art. 133 do Código de Trânsito Brasileiro, que trata da obrigatoriedade de portar o Certificado de Licenciamento Anual, desde que não existam débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como sejá tiver sido realizado o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

 

A norma prevê, ainda, que o DENATRAN disponibilizará sistema eletrônico para validação do CRLV-e, ou sua versão impressa, por meio da leitura do QRCode, inserido no documento, e os DETRAN’s deverão providenciar as adequações sistêmicas necessárias, em conjunto com o DENATRAN, para a liberação do sistema ao usuário.

 

A expedição do CRLV-e, sem obrigatoriedade de sua impressão, deverá ser implantada em todo o território nacional até 30 de junho de 2020, sendo facultada sua antecipação. Já o CRLV em meio físico poderá ser utilizado para o licenciamento de veículos para o exercício 2020.

 

Os Departamentos de Trânsito terão até 30 de junho de 2020 para se adequar ao novo formato do documento.

CRLV_digital_destaque.jpg
 

Agende sua participação no
30º Congresso & ExpoFenabrave

4 e 5 de agosto de 2020 – Transamerica Expo Center – São Paulo